[Fechar]

segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

Filial de Taquara da Calçados Beira Rio foi destruída em incêndio

Aindaweb na manhã de hoje, bombeiros combatiam pequenos focos espalhados pelo interior do prédio, situado no bairro Santa Teresinha. O fogo irrompeu por volta do meio-dia deste domingo e o combate às chamas mobilizou soldados do Corpo de Bombeiros Regional, sediado em Taquara, e equipes de São Leopoldo, Novo Hamburgo, Sapiranga, Rolante, Três Coroas, Igrejinha e Parobé. A ação dos bombeiros impediu que o fogo atingisse as residências vizinhas. Os soldados ainda controlaram para que as chamas não chegassem ao depósito de produtos químicos. Três soldados do Corpo de Bombeiros chegaram a passar mal, em função da fumaça, e foram atendidos no Hospital Bom Jesus.
Nenhuma residência vizinha à fábrica foi atingida pelas chamas. Em entrevista à Rádio Taquara, hoje pela manhã, o secretário de Segurança e Trânsito, Paulo Möller, informou que a evacuação dos imóveis mais próximos, durante o fogo neste domingo, se deu por conta da fumaça tóxica. Cerca de dez pessoas foram abrigadas em hotéis com pagamento por parte da Prefeitura de Taquara. O secretário enalteceu o trabalho do Corpo de Bombeiros e da própria comunidade. Paulo Möller lembrou que a ação rápida possibilitou que, hoje, Taquara não esteja comentando vítimas feridas em função do incêndio. O secretário ressaltou que a Prefeitura prestou todo o auxílio possível, ajudando no trabalho técnico do Corpo de Bombeiros.
Funcionários da Beira Rio têm opção para transferência de unidade. Hoje pela manhã, a Calçados Beira Rio montou uma estrutura de atendimento aos funcionários, defronte à fábrica. Segundo funcionários ouvidos pela Rádio Taquara, a opção oferecida é de transferência para as unidades de Igrejinha ou Sapiranga. Caso os trabalhadores não queiram a mudança, outra opção é a rescisão do contrato de trabalho, com todas as garantias trabalhistas. Hoje pela manhã, nenhum representante da Beira Rio presente na fábrica quis se manifestar sobre o incidente. A empresa emitiu apenas uma nota oficial, ontem à noite, agradecendo à comunidade, à Prefeitura e ao trabalho do Corpo de Bombeiros. Ontem, os bombeiros garantiram que a unidade do bairro Santa Teresinha estava com o plano de prevenção de incêndio em dia. As causas do fogo serão apuradas por meio de perícia e ainda não foi divulgado um diagnóstico mais correto.
Prefeito de Taquara reúne-se com direção da Beira Rio. Nesta segunda-feira pela manhã, o prefeito Tito Lívio Jaeger Filho, acompanhado do secretário de Desenvolvimento, Renato Lamperti, manteve reunião com a direção da empresa calçadista em Novo Hamburgo. Titinho disse, em entrevista à Rádio Taquara, que a empresa deverá se posicionar oficialmente em dez dias sobre o que fará em relação à unidade de Taquara. Inicialmente, segundo Tito, a Beira Rio está oferecendo a possibilidade de transferência aos empregados. O prefeito anunciou que ofereceu à empresa a possibilidade de que a Prefeitura alugue dois prédios, um deles onde funcionou anteriormente a fábrica da Crysalis e o outro junto à rodoviária, visando a reabertura da fábrica da Beira Rio. O prefeito disse que está mobilizado na manutenção da unidade em Taquara, ressaltando que o prejuízo econômico no caso de uma transferência seria muito significativo.
Moradores mais próximos à fábrica ainda estão sem luz. Nesta segunda-feira pela manhã, moradores mais próximos à fábrica da Calçados Beira Rio, principalmente os situados na rua Piauí, permanecem sem luz em função do incêndio. Segundo contaram à reportagem da Rádio Taquara, o fogo se estendeu por toda a noite e madrugada, com pequenos focos. O Corpo de Bombeiros trabalhou ontem à noite toda para combater o fogo. Mesmo assim, moradores de vários bairros de Taquara comentaram a respeito do cheiro da fumaça tóxica, que se espalhou de forma muito rápida no período da noite. Hoje, foi esclarecido pelos bombeiros o problema comentado a respeito dos hidrantes, o qual tem a ver com a pressão de água e não com a falta com falta de água. Ainda hoje, a Federação dos Trabalhadores na indústria de calçados divulgou uma nota oficial. A entidade, representada pelo vice-presidente João Pires, manifestou preocupação com a manutenção dos empregos da Beira Rio.
NOTICIA QUE CHEGA ATRAVÉS DE UMA LEITORA DO NOSSO BLOG, JÔ LARA, DO ESTADO DE RIO GRANDE DO SUL.
Fonte: http://www.jornalpanorama.com.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Publicidade