[Fechar]

sexta-feira, 25 de julho de 2014

A "Campanha Cesar Jr Rumo a Tailândia" continua e precisa de você

Texto: Edilson Kernicki (Rádio Najuá) – Imagem: Élio Kohut (Intervalo da Noticias/Rádio Najuá)

A família do menino César Debastiani Júnior, da localidade de Barreira, no interior de Ivaí, trava uma luta contra o tempo a fim de impedir o avanço da Distrofia Muscular Duchene (DMD), doença degenerativa com a qual o menino foi diagnosticado. É a mesma dos meninos Nathan e Alisson, do município de Irati, que se tornaram conhecidos através das campanhas promovidas para custear o tratamento.
César sonha em conseguir realizar o mesmo tratamento pelo qual o menino Nathan recentemente passou na Tailândia, a partir de células-tronco, que promete impedir o avanço da doença. O menino gosta de futebol, torce pelo Internacional (RS) e sonha ser jogador.
Algumas promoções já foram realizadas a fim de arrecadar fundos para o tratamento da criança. A história do menino já ilustrou uma reportagem do programa Tribuna da Massa, apresentado por Jocelito Canto na afiliada do SBT, em Ponta Grossa.
César conversou com o repórter Élio Kohut e disse que convive normalmente com os amigos. A única limitação que teria para brincar com eles é a falta de movimento nas pernas. Esperançoso, o menino diz que espera ano que vem já poder brincar normalmente com os amigos, voltar a correr e a jogar bola.
A mãe do garoto, dona Cleci Assman, agradece a todas as contribuições voluntárias que tem recebido para auxiliar no custeio do tratamento de César na Tailândia. Ela pede, ao mesmo tempo, que mais pessoas contribuam para realizar este sonho não só do garoto como de toda a família. Cleci diz que o dia a dia de cuidados com o menino é difícil, mas deposita na fé em Deus e Nossa Senhora a esperança de ter forças para superar toda essa situação. “Ninguém quer estar nessa luta, mas com a graça de Deus vamos vencendo”, reforça.
Cleci conta também que, no dia a dia, César uma vez ou outra acaba ficando chateado e aborrecido diante de suas limitações para brincar junto às outras crianças da escola. “Mas temos que consolá-lo e dar forças a ele. Tem dias que ele sente algumas dores e temos que dar remédio, mas também dar força e coragem”, comenta a mãe. De acordo com o que ela afirma, a união familiar e o apego à fé ajudam a lidar com o sofrimento trazido pela doença.
A mãe do César conta que o coleguinha iratiense Nathan, que recentemente foi para a Tailândia se tratar da distrofia após uma campanha feita na cidade para arrecadar fundos, esteve num jantar dançante promovido para ajudar a financiar o tratamento do menino de Ivaí. “Nathan deu seu testemunho e mostrou coragem para meu filho também para que ele supere as dificuldades. E nós vamos conseguir, com a ajuda de Deus e de todos vocês”, afirma dona Cleci.

 Ela diz que a arrecadação atualmente está na faixa dos R$ 70 mil, cerca de um terço do montante necessário. “Ainda precisamos de bastante, pois não chegamos nem na metade. Mas eu conto com todos, que vão nos ajudar”, acredita.
O prefeito de Ivaí, Jorge Sloboda (DEM), manifesta seu apoio à campanha para que o menino César realize seu sonho. Ele ressalta que o evento deste final de semana, a 12ª Festa das Associações, promoveu a trilha dos jipeiros, que destinou todos os recursos arrecadados com as inscrições – em torno de R$ 4 mil – para a campanha do garoto Cézar.
Composta por um xará do menino, a dupla sertaneja Cezar e Paulinho, que foi atração da festa em Ivaí no domingo (20), também apóia a campanha. “Estendemos nosso convite, nosso apelo a esse povo maravilhoso de Ivaí e de toda a região, para que realmente conceda sua doação, seu benefício, sua ajuda, sua colaboração para o César Júnior nesse pleito, que ele está precisando”, ressaltaram os cantores.
Como ajudar
Banco do Brasil- Agência 4745-7. Conta corrente 7.000-9, em nome de Cleci Assman – doações de qualquer valor
Publicidade