[Fechar]

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Guarapuava mantém mesma média de homicídios dos últimos dois anos

Município teve dez assassinatos no primeiro trimestre, repetindo o que havia ocorrido em 2012 e 2013. Na região, porém, os crimes violentos que terminaram em morte tiveram queda de 33%

O município de Guarapuava não teve grande alteração na quantidade de crimes violentos que causaram mortes durante o primeiro trimestre de 2014. De acordo com um relatório divulgado ontem pela Sesp-PR (Secretaria de Segurança Pública do Paraná), foram dez homicídios dolosos de janeiro a março deste ano, repetindo o que havia acontecido em 2013 e 2012. Apenas o número de latrocínio aumentou, de zero para um.

O ano começou mais violento, com cinco homicídios dolosos em janeiro, contra três no mesmo período de 2013. No entanto, o mês de março equilibrou as estatísticas, já que teve apenas três assassinatos em 2014, dois a menos que no ano anterior, quando ainda houve um roubo seguido de morte.

Um dos crimes que mais geraram repercussão no primeiro trimestre foi o homicídio de Ketlyn Samara Baltokoski, 24, morta na casa de sua mãe, no bairro Bonsucesso, em Guarapuava. O assassinato foi cometido pelo ex-marido, Edenilson Scoropad, 32, que se matou em seguida.

Levando em conta todos os municípios pertencentes à 7ª Aisp (Áreas Integradas de Segurança Pública), houve redução de 33% nos crimes no primeiro trimestre deste ano. Contribuíram para a queda as cidades de Boa Ventura de São Roque, Manoel Ribas, Nova Tebas, Pinhão, Pitanga, Santa Maria do Oeste e Turvo, cada uma com um homicídio a menos.

Já os municípios de Prudentópolis, Campina do Simão, Candói, Mato Rico e Reserva do Iguaçu mantiveram os números do ano passado. Mas Santa Maria do Oeste, que não registrou assassinatos em 2013, teve dois em 2014.
Publicidade