[Fechar]

quarta-feira, 9 de julho de 2014

Paraná tem média de oito homicídios por dia, diz Secretaria de Segurança

Dados referentes ao primeiro trimestre do ano foram divulgado na terça (8).
Mais de 700 pessoas tiveram uma morte violenta no estado; Curitiba lidera.


Dados divulgados pela Secretária de Segurança Pública do Paraná na terça-feira (8) mostram que o Paraná teve no primeiro trimestre do ano uma média de oito homicídios por dia. De janeiro a março, 745 pessoas foram assassinadas no estado. O levantamento traz ainda outros números que desenham o cenário da segurança pública no estado. Foram 20 casos de latrocínio – roubo seguido de morte, outros 20 de lesão corporal cujas vítimas não resistiram aos ferimentos e 705 homicídio.

Mesmo com que a estatística para os três primeiros meses do ano tenha sido desfavorável, registrou-se redução de 5,6% no número de homicídios em relação a 2013. No mesmo período do último ano, oram 747 assassinatos. A região de Cornélio Procópio, no norte do estado, foi a que registrou a maior queda. A incidência do crime foi reduzida em 64%. Em seguida, aparece a região de Apucarana – 47%, Jacarezinho – 45%, União da Vitória e Pato Branco – 38%, Guarapuava e São Mateus do Sul – 33%, Cascavel e Paranavaí – 30%.

Curitiba é a cidade com os maiores índice. De acordo com o levantamento da Secretaria Estadual de Segurança, foram cinco lesões corporais fatais, seis ocorrências de latrocínio e 159 homicídios. Os bairros mais violentos no período foram a Cidade Industrial de Curitiba (Cic), Sítio Cercado e Cajuru.

Depois da capital do estado, São José dos Pinhais, na Região Metropolitana, e Foz do Iguaçu, no oeste, foram as cidades com o maior número de assassinatos: 31. Ainda na região metropolitana, vale destacar a quantidade de homicídios em Colombo (25) e de Almirante Tamandaré (24).

Em Londrina, na região norte, o volume de homicídio também é preocupante, já que 27 pessoas foram mortas no primeiro trimestre do ano. Em Cascavel, no oeste, foram mais 22 mortes violentas.
Publicidade