[Fechar]

sexta-feira, 15 de agosto de 2014

Jogos Escolares Bom de Bola vão começar em nove cidades


O campeonato de futebol mais famoso entre os estudantes paranaenses começa nesta quinta-feira (14), em Ângulo e Santa Mariana. Nove cidades vão sediar a primeira etapa dos Jogos Escolares Bom de Bola, que acontece até este domingo (17). A estimativa é que mais de 20 mil alunos-atletas entrem em campo na edição de 2014, que será dividida em cinco etapas: três fases regionais, macrorregional e final.

As outras cidades que dão ponta-pé inicial na competição a partir desta sexta-feira (15) são Alto do Paraná, Boa Esperança, Japurá, Peabiru, Perobal, Planaltina do Paraná e São Pedro do Ivaí. Os campeões conquistam, além do troféu de ouro, as vagas para a fase macrorregional de cada Núcleo Regional de Educação (NRE).

Em Santa Mariana, serão 38 equipes, ou seja, mais de 800 atletas envolvidos. A regional de Ângulo, que corresponde ao NRE de Maringá, supera esse número, totalizando 42 equipes. A competição acontece em duas faixas etárias, uma de 12 a 14 anos (B) e outra de 15 a 17 anos (A).

Na edição passada, mais de 19 mil alunos-atletas participaram do campeonato que é patrocinado pela Parati Alimentos. A expectativa é que a edição de 2014 supere esse número. Um exemplo no aumento de participantes é a regional de Santa Mariana, que corresponde ao NRE de Cornélio Procópio.

“Aumentamos o número de equipes, porque os professores estão se mobilizando cada vez mais. A tendência é aumentar a cada edição, porque é uma competição séria que desperta o interesse dos atletas e descobre talentos”, destaca a coordenadora de Educação Física, Vera Lucia Figueiredo.

Nesta quinta-feira (14) acontecem 13 jogos em Ângulo e nove em Santa Mariana. A abertura oficial do evento acontece a partir das 19h, nos ginásios de esportes municipais de cada cidade. Em Santa Mariana, o público vai contar com a presença do jogador Paulo Sérgio Barroso, mais conhecido como Viola, revelado pelo Corinthians. O atacante já passou por mais de 20 clubes brasileiros.

CAMPEÕES - Na edição de 2013 os campeões nas quatro categorias foram: Colégio Estadual Heber S. Vargas, de Londrina (MA); Colégio Estadual Ouro Verde, de Ouro Verde do Oeste (FA); Escola Estadual Arthur Ramos, de Engenheiro Beltrão (MB); e Colégio Estadual Tsuru Oguido, de Londrina (FB).

Em 2012, a galeria dos campeões foi outra. O Colégio São José, de Apucarana, conquistou o ouro no MA. Pelo FA, as campeãs foram as representantes do Colégio Estadual Conselheiro Carrão, de Assaí. No FB, o campeão foi o time do Colégio COC Semeador, de Foz do Iguaçu. Já pelo MB, os meninos do Colégio Estadual Irmão Isidoro, de Itapejara do Oeste, levantaram a taça.

Os Jogos Escolares Bom de Bola possibilitaram, ao longo de sua história, que alguns atletas realizassem o sonho de se tornarem jogadores profissionais.

Três recentes talentos que tiveram a base dessa competição escolar e estão se destacando nacionalmente são o volante do Grêmio, Fernando Lucas Martins (jogou o Bom de Bola em 2004 e 2005), o londrinense Marcio de Souza, lateral-esquerdo do Coritiba (jogou em 1999), e Ketlen Wiggers, atacante do Santos (Bom de Bola, 2003 a 2005).

Fonte: http://www.aen.pr.gov.br/
Publicidade