[Fechar]

segunda-feira, 25 de agosto de 2014

PARE DE FUMAR E TENHA UMA VIDA MAIS SAUDÁVEL

O OBJETIVO DESSA MATÉRIA É ALERTAR FUMANTES ATIVOS E PASSIVOS DOS MALES CAUSADOS PELO CIGARRO PARA A SAÚDE DAS PESSOAS.
Texto: Valter Kraçoski (Blog do Elói)

Segundo o Ministério da saúde, o cigarro contém cerca de 1700 substancias tóxicas em sua composição, apesar disso 1/3 da população mundial adulta é fumante (cerca de 1 Bilhão e 200 milhões de pessoas). Em todos os lugares é muito comum vermos pessoas fumando, provavelmente você convive com uma delas, na sua família, no seu trabalho ou no seu grupo de amigos. Aqueles que fumam afirmam que é muito difícil livrar-se do vício, tão difícil quanto convencê-los que o cigarro é uma droga e que as conseqüências causadas pelo seu consumo na maioria das vezes podem ser fatais. Pessoas que não fumam mais que convivem com fumantes também são afetadas e podem ter problemas de saúde, são os chamados fumantes passivos.
Cito aqui algumas doenças causadas pelo habito de fumar: câncer no pulmão (é que registra mais ocorrências), câncer na boca, na laringe, na faringe, no esôfago, no pâncreas, na bexiga, no rim e colo de útero, doenças coronarianas, como angina, derrame cerebral, doenças cerebrovasculares, pulmonares obstrutivas (enfisema e bronquite), úlceras no trato digestivo, além de problemas arteriais e infecções respiratórias. 
A droga pode também agravar problemas na visão, como a catarata, por exemplo, pode produzir perda progressiva de audição, perda de cabelos, deterioração dos dentes, perca de cor dos dedos e até deformação de espermatozoides. A impotência sexual é um problema bastante freqüente entre fumantes, visto que o fluxo de sangue para o pênis fica reduzido.
Um estudo realizado pela ACT – Aliança de Controle do Tabagismo, mostra que o Brasil gasta em torno de R$ 21 bilhões em tratamentos de pacientes com doenças causadas pelo cigarro. O tabagismo é a causa de 13% das mortes do país, cerca de 350 pessoas por dia, ou seja, quase 130 mil pessoas em um ano. Os números são tristes e alertador está muito claro o quanto é perigoso fumar, os próprios fabricantes alertam nas embalagens, são eles que mais enriquecem e são mantidos pelos consumidores, que além de terem gastos financeiros pelo alto valor do produto, estão tendo um bem precioso, (sua saúde) “queimado e jogado no lixo” a cada vez que um cigarro é aceso. FICA O ALERTA, A HORA DE PARAR DE FUMAR É AGORA.










Fotos: Internet
Publicidade