[Fechar]

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

ALCOOLISMO, LIBERTE-SE DESSE VÍCIO. EM TURVO, O ARA PODE AJUDAR VOCÊ.

(Imagens da internet)
Texto: Valter Kraçoski
O QUE É ALCOOLISMO?
Alcoolismo é um termo usado para descrever problemas com o álcool, usado no sentido de consumo compulsivo e descontrolado de bebidas alcoólicas, na maior parte dos casos com implicações negativas na saúde, relações afetivas e no papel social do alcoólico.

HÁBITOS DOS CONSUMIDORES DE BEBIDAS ALCOÓLICAS NO BRASIL
64% dos homens e 39% das mulheres adultas relatam consumir álcool regularmente (pelo menos 1x por semana).
66% dos homens e 49% das mulheres adultas relatam beber em binge (quando bebem, ingerem 4 ou 5 unidades ou mais de bebida alcoólica a cada duas horas).
Metade da população é abstêmia, 32% bebem moderadamente e 16% consomem quantidades nocivas de álcool.
2 a cada 10 dos bebedores (17%) apresentam critérios para abuso e/ou dependência de álcool.

PREJUÍZOS CAUSADOS Á SAÚDE PELO CONSUMO DO ÁLCOOL
Além dos prejuízos na vida acadêmica, profissional, social e familiar o abuso de álcool por tempo prolongado pode causar doenças como cancro na cavidade oral, esôfago, faringe, fígado e/ou vesícula biliar; hepatite, cirrose, gastrite, úlcera, danos cerebrais, desnutrição, problemas cardíacos, problemas de pressão arterial, além de transtornos psicológicos. Durante a gestação, causa má formação fetal.
Além de doenças, o Ministério da Saúde aponta que o álcool está relacionado a 21% dos acidentes de transito, uma em cada cinco vítimas de trânsito atendidas nos prontos-socorros brasileiros ingeriu bebida alcoólica, mostra também que 49% das pessoas que sofreram algum tipo de agressão consumiram bebida alcoólica.
A lei agora pune qualquer quantidade de álcool no sangue do condutor, motorista que for flagrado dirigindo alcoolizado é autuado administrativamente e a tolerância é zero. 

CONSUMO DE BEBIDAS ALCOÓLICAS SE TORNA UMA DEPENDÊNCIA OU NÃO?
Para a maioria das pessoas, o consumo de álcool gera pouco ou nenhum risco de se tornar um vício. Outros fatores geralmente contribuem para que o uso de álcool se transforme em alcoolismo, Esses fatores podem incluir o ambiente social e cultura, a saúde psicológica e a predisposição genética, já no caso de viciados, o consumo significativo de álcool ao longo do tempo provoca alterações fisiológicas na estrutura e composição química do cérebro, como dependência física e aumento da tolerância, o que faz com que o indivíduo necessite de consumir doses cada vez maiores de álcool para atingir o efeito desejado.

GRUPO DE APOIO A ALCOÓLATRAS EM TURVO

O ARA é um grupo de auto-ajuda que auxilia as pessoas, sejam homens ou mulheres, novos ou velhos, a vencerem a doença da dependência do Álcool, onde compartilham suas experiências, forças e esperanças, a fim de resolver seu problema comum e ajudar outros a se recuperarem do alcoolismo e o único requisito para se tornar membro é o desejo de parar de beber.
O ARA do turvo é aberto a toda a comunidade seja dependente alcoólico, familiares, amigos ou pessoas que desejam entender um pouco mais sobre a doença alcoolismo, por isso, convidamos toda a comunidade para suas reuniões que ocorrem todas as quintas-feiras as 19:00 horas nas salas de catequese da Igreja Matriz Nossa Senhora Aparecida, centro do Turvo – PR, ao lado da prefeitura municipal.

De o primeiro passo para mudar sua vida, venha participe das reuniões e traga sua família.

Elói  Mattos, que já passou por tratamentos para se libertar do alcoolismo, participa semanalmente das reuniões do ARA de Turvo.

Maiores informações no fone: 3642-1785 no CRAS.
Publicidade